terça-feira, 7 de outubro de 2014

16º MutCom - Viver a Melhor Idade

"Tema: Viver a Melhor Idade: A escolha de se trabalhar a comunidade através da terceira idade reflete a mudança de paradigma e conceitos que esse público vem conquistando em nossa sociedade, com o aumento da expectativa de vida nacional e a crescente participação de idosos na dinâmica das famílias e das cidades. Oferecer um novo olhar sobre nossos idosos será uma experiência educativa enriquecedora aos nossos jovens, convergente com os valores escoteiros." - União dos Escoteiros do Brasil.

A Alcateia Sagarana desenvolveu duas das atividades propostas pela UEB neste ano: "Os direitos do idoso" e "Brincadeiras do tempo dos meus avós". Confira o nosso roteiro!

Para dar início à nossa palestra eu gostaria de fazer algumas perguntas :
* Vocês sabem o que é uma pessoa idosa?
* Quantos de vocês tem algum parente que vocês acham que é idoso?
* E vocês, gostariam de ficar velhos um dia?
* Para vocês envelhecer é uma coisa boa ou ruim? Porque?
Saibam que ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, envelhecer não é uma coisa ruim, muito pelo contrário, envelhecer é uma ótima coisa!
Porque eu estou dizendo isso?
Porque quando vemos uma pessoa idosa na rua, significa que ela já viveu bastante, aprendeu muito, tem muita experiência e muitas coisas boas para nos ensinar.




























Quem aqui nunca ficou por horas ouvindo o vovô ou a vovó contando as “estórias do tempo deles”?
O cheirinho do bolo que a vovó faz? Não é bom demais? É de dar água na boca, não é?
E as brincadeiras legais do tempo deles, não são divertidas e diferentes das que brincamos hoje?
Pois é, mas envelhecer também tem seu lado negativo... Quando a gente se torna idoso o corpo começa a ficar mais fraco, a memória falha e começamos a nos esquecer das coisas. Além disso, ficamos mais sensíveis, nos machucamos com facilidade e corremos o risco de nos perder em lugares desconhecidos...Isso não é nada legal, não é?
De qualquer forma, ser idoso é muito legal, e deve ser valorizado. Para isso, desde 27 de setembro de 1999 o Brasil separou um dia pra gente comemorar o dia do idoso. Mas as pessoas começaram a ver que mesmo assim os idosos eram maltratados e enfrentavam muitos problemas em suas casas e na rua, porque não tinham como acompanhar o jeito como as pessoas mais novas viviam e acabavam ficando tristes e sozinhos.
Por isso, para garantir que os idosos estejam protegidos das coisas ruins que podem acontecer quando ficamos mais velhos, o nosso país criou uma lei especialmente para cuidar dos velhinhos, o nome dela é “ Estatuto do idoso”.




























Mas o que é um estatuto?
Estatuto é um conjunto de regras que servem para garantir que alguma coisa funcione corretamente e também para punir aqueles que o desobedecerem.
Nosso estatuto do idoso foi criado no dia 1° de outubro de 2003 e desde essa época esse dia passou também a ser a data em que comemoramos o dia do idoso.
Mas o que esse estatuto tem de tão legal?
O estatuto do idoso garante que os direitos dos idosos sejam respeitados por todos e quem desobedecer pode pagar uma multa e até ser preso.



























O estatuto é bem grande, mas os principais direitos do idoso escritos nele são:
* TODO IDOSO TEM DIREITO A ATENDIMENTO PRIORITÁRIO. ISSO SIGNIFICA QUE ELE DEVE SEMPRE SER ATENDIDO PRIMEIRO E NÃO DEVE FICAR NA FILA ATRÁS DE PESSOAS MAIS NOVAS.
* TODO IDOSO TEM DIREITO A SER TRATADO COM DIGNIDADE. ISSO QUER DIZER QUE QUEM MALTRATAR UM IDOSO VAI PAGAR UMA MULTA E PODE SER PRESO.
* O IDOSO TEM DIREITO A VIVER COM SUA FAMÍLIA, POR ISSO OS IDOSOS QUE TEM PARENTES NÃO PODEM SER ABANDONADOS EM ASILOS E CASAS DE REPOUSO.
* O IDOSO TEM DIREITO A SAÚDE E A RECEBER TRATAMENTO MÉDICO GRATUITO. POR ISSO O GOVERNO DEVE GARANTIR QUE ELE TENHA REMÉDIOS, MÉDICOS E TRATAMENTO SEM PAGAR NADA POR ISSO.
* O IDOSO TEM DIREITO A PAGAR MEIA ENTRADA EM ATIVIDADES CULTURAIS, ESPORTE E LAZER. OU SEJA, O IDOSO PAGARÁ SEMPRE A METADE DO QUE O ADULTO PAGA PARA IR AO CINEMA, TEATRO, SHOWS, CLUBES E OUTROS.
* O IDOSO TEM O DIREITO DE TRABALHAR, SE ELE QUISER E CONSEGUIR. ASSIM, MESMO DEPOIS DE SE APOSENTAREM, SE O VOVÔ E A VOVÓ QUISEREM CONTINUAR TRABALHANDO E A SAÚDE DELES ESTIVER BOA, ELES PODEM TRABALHAR EM MUITOS LUGARES DIFERENTES. MAS EXISTEM ALGUNS EMPREGOS QUE SÓ PODEM SER OCUPADOS POR PESSOAS DE CERTA IDADE, COMO O DE POLICIAL, POR EXEMPLO, PORQUE SÃO EMPREGOS MAIS COMPLICADOS E EXIGEM DEMAIS DO CORPO DA GENTE, POR ISSO NÃO PODEM SER FEITOS POR PESSOAS MUITO IDOSAS.
* O IDOSO TEM DIREITO DE COMPRAR SUA PRÓPRIA CASA. O GOVERNO GARANTE ENTÃO PREÇOS E CONDIÇÕES MELHORES PARA QUE UMA PESSOA IDOSA CONSIGA COMPRAR SUA CASA PRÓPRIA.
* O IDOSO TEM DIREITO A TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO. OU SEJA, NÃO PRECISA PAGAR PARA ANDAR DE ÔNIBUS DENTRO DE SUA CIDADE OU DE UMA CIDADE PARA OUTRA. E SE ELE QUISER VIAJAR PARA MAIS LONGE, POR EXEMPLO, PARA SÃO PAULO OU RIO DE JANEIRO, TAMBÉM PODE IR DE GRAÇA.
* O IDOSO TEM VAGA GARANTIDA NA HORA DE ESTACIONAR SEU CARRO, PORQUE DEVEM EXISTIR VAGAS EXCLUSIVAS PARA ELES NOS ESTACIONAMENTOS PÚBLICOS E PARTICULARES, COMO NAS ESCOLAS E NO SHOPPING, POR EXEMPLO.
* ALÉM DISSO TUDO, O IDOSO QUE NÃO QUER OU NÃO PODE MAIS TRABALHAR TEM DIREITO A SE APOSENTAR. ISSO SIGNIFICA QUE ELE RECEBERÁ UMA AJUDA EM DINHEIRO DO GOVERNO, PARA PAGAR SUAS CONTAS E APROVEITAR SUA VELHICE COM TRANQUILIDADE.




























Bem, agora que vocês já conhecem alguns dos direitos dos idosos, vocês precisam estar alerta e sempre que puderem devem passar algum tempo com uma pessoa idosa, ajudando em pequenas tarefas e coisas simples, como pegar seus óculos e chinelos. Devem também estar atentos a seus conselhos e estórias e aprender com o exemplo deles, para se tornarem pessoas melhores, cordiais e dedicadas.
Além disso, se alguém desrespeitar as regras do estatuto do idoso ou tentar maltratar uma pessoa mais velha enquanto vocês estiverem por perto, vocês devem falar com seus pais para que eles ajudem a resolver o problema, se eles puderem.
E para que vocês não se esqueçam dos direitos dos idosos, cada um de vocês receberá adesivos que mostram esses direitos, colem em seus cadernos e não se esqueçam de compartilhar com seus amigos e sua família o que aprenderam aqui hoje.





























BRINCADEIRAS DO TEMPO DOS MEUS AVÓS


































































































* Créditos do roteiro à chefe Mariângela (Kaa da Alcateia Sagarana).